Ligas Acadêmicas da Unitins promovem campanha para doação de sangue em Augustinópolis

A Liga Acadêmica de Urgência e Emergência (Laue) e a Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (Lisc) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Augustinópolis estão promovendo a campanha “Unitins Salva Vidas”, de doação de sangue no Hemocentro de Augustinópolis. As doações devem ser agendadas, neste link, até o dia 29 de novembro.

A iniciativa ocorre em parceria com o Governo do Tocantins por meio da Secretaria de Estado da Saúde. A diretora geral da Lisc, Ana Porto, explica que “a ação foi motivada pela baixa quantidade de doações [de sangue] no município, um fator preocupante que tem dificultado a realização de cirurgias, tratamentos de emergência e outras intervenções médicas essenciais”. 

Ela ainda acrescenta que: “queremos reverter esse cenário e sensibilizar a todos sobre a importância da doação de sangue. Um gesto que para muitos pode parecer simples, mas que é fundamental para salvar vidas e garantir que as unidades de saúde da nossa região tenham recursos para atender quem mais precisa”, concluiu.

Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas, uma vez que o sangue é separado em componentes como hemácias, plaquetas, plasma e outros, sendo possível beneficiar mais de um paciente com uma unidade coletada. 

Para a diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha, “é fundamental que os projetos de extensão ligados aos cursos da área da saúde não tenham apenas o conhecimento técnico que é pertinente para sua atuação, mas também que estejam engajados em contribuir de forma efetiva com o Sistema Único de Saúde, incentivando a participação da comunidade em questões como a doação de sangue, que no Brasil só pode ser feita de forma voluntária”, assinalou. 

O que é preciso para se tornar um doador de sangue

  • Apresentar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
  • Estar bem de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
  • Pesar mais de 50 Kg;
  • Não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Confira mais informações neste link.

história anterior

Auditoria externa atesta confiabilidade das análises do laboratório de genética forense da Polícia Científica do Tocantins

próxima história

AUGUSTINÓPOLIS: Escola Estadual Fazenda Dezesseis é premiada com o Prêmio “Escola que Transforma”

Mais recente de Featured Posts