A promotora de Justiça do Ministério Público do Tocantins, Cynthia Assis de Paula, reforça o compromisso do órgão na proteção dos direitos dos idosos e na articulação entre as instituições para o enfrentamento da violência contra os idosos. “É fundamental que haja uma atuação integrada e efetiva de todos os setores envolvidos para garantir que os idosos tenham seus direitos respeitados e que qualquer forma de violência seja devidamente combatida”, conclui.
Força Empregada
A operação é coordenada pela Delegacia Especializada de Atendimento à Vulneráveis (DAV); Polícia Científica, Polícia Militar, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros, Sistema Integrado de Operações (SIOP), Ministério Público, Defensoria Pública, Conselhos Municipais da Pessoa Idosa, Guarda Metropolitana Municipal, Procon e Vigilâncias Sanitárias também são instituições envolvidas na execução.
Operação Virtude
A Operação Virtude foi criada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e tem se consolidado como uma das maiores mobilizações nacionais contra a violência direcionada à população idosa. Somente na edição de 2024, em todo o país, mais de 25 mil vítimas foram atendidas e 480 suspeitos presos.