A senadora Professora Dorinha (União-TO) será vice-líder do governo do presidente Lula no Senado Federal. A parlamentar apoiou Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição de 2022.
No mandato passado, o líder do governo Bolsonaro no Congresso Nacional era o tocantinense Eduardo Gomes, que apoiou a eleição de Dorinha.
Além de Dorinha, serão também vice-líderes Daniella Ribeiro (PSD-PB), Confúcio Moura (MDB-RO) e Weverton Rocha (PDT-MA). O ofício com os nomes dos quatro foi enviado nesta quinta-feira (16) pelo líder do governo no Senado, Jacques Wagner (PT-BA), ao ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais, no Palácio do Planalto.
Dorinha se tornará vice-líder num momento em que o governo tenta uma aproximação com o União Brasil. Ela já esteve em solenidade no Palácio do Planalto neste ano e seu nome chegou a ser cogitado para assumir um ministério na montagem do governo, no início do ano.
A senadora já declarou não ter problemas em votar a favor de matérias do governo que sejam boas para o país.
A indicação de Dorinha é mais um espaço dado ao União Brasil em funções ligadas ao governo. O partido já comanda três ministérios, mas não tem garantido votos ao governo.
(Com informações do Blog do Noblat).