Seminário em Augustinópolis debate qualidade e segurança do paciente

Com o foco na promoção de uma cultura mais humanizada no cuidado ao paciente, profissionais e estudantes de saúde participaram na última semana do 1° Seminário Regional de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG). O evento aconteceu na sede da Câmara do município e contou com parceria da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi criado em 2013 e tem como objetivo promover ações de prevenção a eventos adversos, contribuindo assim para a melhora contínua dos serviços de saúde. “A segurança do paciente tornou-se um assunto amplamente discutido entre as instituições de saúde e pensando nisso várias palestras foram desenvolvidas para reduzir a um mínimo aceitável qualquer tipo de risco de dano desnecessário, associado ao cuidado destinado ao paciente. E hoje, esse é um dos pilares do Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) no atendimento de qualidade, tendo como amparo a segurança do paciente”, comentou a enfermeira responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente do HRAUG, Márcia Dênis Oliveira.

“Nos dois dias de evento foram abordados vários assuntos de extrema relevância para a assistência ao paciente. Tivemos palestras com vários profissionais de saúde que abordaram temas que trouxeram a sensibilização de toda equipe para um olhar diferenciado para a assistência do paciente”, comentou a enfermeira do HRAUG, Raquel Machado.

“Momentos como esse são importantes para que a gente consiga transversalizar a segurança do paciente em qualquer programa ou política de saúde, estendendo esse cuidado a todos os usuários, não somente aos pacientes hospitalizados. Segurança do paciente é uma questão ligada ao acesso universal à saúde”, disse a assistente social do HRAUG, Saelen de Nazare Oliveira Medeiros.

Segurança do Paciente

O Programa Nacional de Segurança do Paciente propõe um conjunto de medidas para prevenir e reduzir a ocorrência de incidentes nos serviços de saúde – eventos ou circunstâncias que poderiam resultar ou que resultam em dano desnecessário para o paciente, como por exemplo, queda de paciente da cama, aplicação errada de medicamento, falhas durante a cirurgia, e outras precisam ser evitadas.

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