Visando subsidiar o trabalho dos educadores das unidades escolares, a Diretoria Regional de Educação (DRE) de Tocantinópolis realizou, na quarta-feira, 3, o I Encontro Formativo para professores de Educação Física. Participaram da capacitação cerca de 30 educadores que atuam nas escolas da rede estadual pertencentes à Regional.
A formação realizada na sede da DRE, durante todo o dia, foi organizada com base nas informações observadas pelas equipes de assessoramento e monitoramento da Regional e conforme as demandas apresentadas pelos profissionais das unidades de ensino.
As atividades do I Encontro Formativo para professores de Educação Física envolveram palestras, rodas de conversa e socialização das experiências visando colaborar com a prática docente no cotidiano escolar e desenvolver as habilidades que contribuem para o sucesso do ensino e aprendizagem.
‘Construindo valores na Escola através da Educação Física’ foi tema de uma das palestras do evento, ministrada pelo professor Sanderson Soares, coordenador do curso de Educação Física da Universidade Federal no Norte do Tocantins (UFNT), campus de
Tocantinópolis.
“A formação em serviço é um direito do servidor e para que esse encontro se concretizasse buscamos sempre várias parcerias, a exemplo desta com a UFNT. As temáticas contempladas neste encontro foram apresentadas pelos professores e acredito que tivemos êxito, pois o trabalho da DRE tem como perspectiva o monitoramento, a formação e o assessoramento”, relatou o diretor Regional de Educação de Tocantinópolis, Dorismar Carvalho.
Para a professora de Educação Física, Lidiane Lopes Baião, que atua no Colégio Estadual Dr. José Feliciano Ferreira, no município de Santa Terezinha, a oportunidade de capacitação continuada oferece novas perspectivas para a atuação dos docentes. “Gostei muito do Encontro Formativo na área específica de Educação Física, pois é um momento de ampliar nossos conhecimentos para o enriquecimento da prática. A formação atendeu todos os meus anseios”, avaliou.
A DRE de Tocantinópolis engloba 33 unidades escolares e atende um total de 7.772 estudantes matriculados nos ensinos Fundamental e Médio, em escolas regulares, de tempo integral, indígenas e especiais (Apaes).