A Secretaria Estadual da Saúde do Tocantins (SES) participa do programa de pós-graduação em Gestão de Excelência Operacional – Lean Six Sigma Green Belt, do Hospital Israelita Albert Einstein, com técnicos do Hospital Regional de Araguaína (HRA), Geral de Palmas (HGP) e Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR).
A parceria é com o Ministério da Saúde, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) e visa capacitar profissionais da saúde para implementar melhorias significativas nos serviços prestados à população. No último módulo do programa, aplicado entre os dias 14 e 16 de outubro, os participantes realizam visitas técnicas ao Hospital Israelita Albert Einstein e ao Hospital Municipal Vila Santa Catarina, além de apresentarem projetos desenvolvidos para minimizar desperdícios e otimizar processos.
Segundo a diretora-geral do HRA, Cristiane Uchôa, “a importância da metodologia Lean Six Sigma na identificação de ineficiências e na promoção de um ambiente hospitalar mais sustentável. A redução de desperdícios não apenas melhora a gestão dos recursos, mas também assegura que nossos pacientes recebam medicamentos dentro do prazo de validade, garantindo a segurança e a eficácia dos tratamentos”.
Para o diretor-geral do HMDR, Fernando Pinheiro de Melo, “participar do Lean Six Sigma foi uma oportunidade valiosa para implementar práticas de gestão que beneficiam diretamente nossa equipe e, principalmente, nossos pacientes. A troca de experiências com os outros hospitais do estado enriqueceu ainda mais nosso aprendizado”.
Todos os hospitais têm se empenhado em aplicar os conceitos aprendidos, visando a melhoria contínua e a eficiência no atendimento à saúde da população tocantinense. “Com este programa, reafirmamos o compromisso da SESAU em promover a excelência na gestão da saúde, impactando positivamente a qualidade dos serviços prestados e contribuindo para um sistema de saúde mais eficaz e responsável”, reforçou Cristiane Uchoa.
