Unitins celebra conquistas em Cerimônia de Colação de Grau no Bico do Papagaio

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) – Câmpus Augustinópolis concedeu Outorga de Grau para 48 formandos dos cursos de Ciências Contábeis, Direito e Enfermagem na noite desta terça-feira, 5, no pátio da unidade no Bico do Papagaio. O evento foi marcado por momentos de emoção, gratidão e celebração das conquistas alcançadas ao longo dos anos de estudo e dedicação.

A mesa de honra foi presidida pelo reitor Augusto Rezende, que fez a abertura oficial da solenidade, e composta pela diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha, a coordenadora de Ciências Contábeis, Ana Paula Monteiro, a coordenadora de Direito, Sarah Coelho Lima, e a coordenadora de Enfermagem, Késia Chaves.
Após a abertura, os formandos caminharam com orgulho para o palco, acompanhados pelos olhares emocionados de seus familiares e amigos presentes. O juramento dos cursos de Ciências Contábeis, Direito e Enfermagem foram realizados, respectivamente, pelos graduandos Daniela Barros Correia, José Carlos Prazeres Sampaio e Jercy Gabriella Gomes Marinho.

A outorga de grau foi concedida de forma simbólica para os formandos Edilson Feitosa Brito Neto, Sara Ribeiro Araújo e Safira Ribeiro da Silva Sousa de Ciências Contábeis, Direito e Enfermagem, representando todos os seus colegas de turma. O rito foi realizado pelo reitor Augusto Rezende.

Em seguida, foi realizada a entrega simbólica dos diplomas, também conduzida pelo reitor da Instituição e pelas coordenadoras de cursos. Chamados nome a nome, os recém-graduados se dirigiam à mesa de honra para receberem seus diplomas simbólicos, em meio a aplausos calorosos e comemorações das mais variadas formas.

O bacharel em Ciências Contábeis Marco Antônio Lira Lopes se emocionou ao falar deste momento. “O dia 5 de março de 2024 vai ficar marcado para sempre nas nossas memórias. A Unitins foi um lar durante esses últimos anos e nos brindou com uma cerimônia magnífica. Há quatro anos eu não poderia imaginar esse momento: eu, de beca, formado e tendo a visão da minha mãe chorando orgulhosa por me ver assim”, comentou.

A companheira de Marco Antônio, Marina de Castro, compartilhou as emoções do momento. “Foi uma experiência muito boa. É muito satisfatório ver as pessoas realizando sonhos, dando importantes passos na vida. Fiquei muito feliz de ver meu esposo formando”, destacou.
Dentre as muitas cenas emocionantes, a imagem do bacharel em Direito José Carlos Prazeres Sampaio recebendo o canudo e depois comemorando com a pequena Maria Sophia nos braços, arrancou suspiros e muitos aplausos. “Desde os três meses de vida ela me acompanha nessa rotina de graduação e foi tida, inclusive, como filha de todos os meus companheiros de sala (risos). Sou muito grato por todo o apoio que todos eles me deram, assim como meus professores”, agradeceu.

O pai do José Carlos, o professor Carlos Fonseca Sampaio, comemorou o fim dessa jornada e agradeceu à Universidade. “Ver o esforço e comprometimento do meu filho ser celebrado de forma tão especial foi um momento de muita alegria e orgulho para todos nós. Agradeço à Unitins pela educação de qualidade fornecida ao longo dessa jornada. Acredito que esses anos de estudo não apenas o prepararam para a próxima etapa de sua vida, mas também moldaram um indivíduo mais completo e consciente”.
Emoção de sobra também para a dona Ivonete de Sousa Alves, mãe do bacharel em Enfermagem Igor Romário de Sousa Fernandes. Durante a entrega simbólica dos diplomas, ela esperou o filho com um boneco e um banner parabenizando o novo graduado.

“Esse foi um momento muito importante na vida do Igor Romário. Ele foi criado sem pai, eu sou mãe solo. Quando ele me disse que decidiu por Enfermagem, que gostou muito do curso, eu apoiei. Foram cinco anos de muitas dificuldades, mas quando se tem conhecimento, capacidade, muita fé e esperança, as coisas dão certo. Para ele deram”, comentou.

Depois de receber os diplomas simbólicos, os recém-formados ouviram os discursos proferidos pelos oradores Josimaria Barbosa Vieira, Dalvan Santos Oliveira da Silva e Ágatha Pereira de Sousa de Ciências Contábeis, Direito e Enfermagem, respectivamente. Os textos destacaram momentos compartilhados, desafios e alegrias que marcaram os anos da graduação.

Os novos bacharéis também ouviram suas mestras, as coordenadoras dos cursos, que falaram em nome dos colegiados. A coordenadora de Ciências Contábeis, Ana Paula Monteiro, destacou que “É com imenso orgulho e satisfação que testemunhamos a cerimônia de colação de grau dos formandos em Ciências Contábeis. Este momento representa não apenas a conclusão de uma jornada acadêmica, mas também a conquista de um importante marco em suas vidas. Durante esses anos de estudo, vocês demonstraram dedicação, empenho e comprometimento, e hoje colhem os frutos desse esforço”.
Sarah Coelho Lima, que coordena do curso de Direito, lembrou que a partir de agora os novos bacharéis são colegas de formação e profissão. “É gratificante ver o crescimento e o desenvolvimento de cada um de vocês ao longo do caminho. Tenho plena confiança de que estão preparados para enfrentar os desafios que surgirão em suas carreiras profissionais”.

Em seu discurso, a coordenadora de Enfermagem, Késia Chaves, disse que “Lembro-me das nossas primeiras aulas, quando muitos de vocês ainda estavam incertos, inseguros sobre o que iriam fazer, como buscar, como se tornariam diferentes dentre os outros. Hoje, olho para cada rosto aqui e vejo profissionais competentes, prontos para fazer a diferença na vida dos pacientes. Vocês são a esperança de muitos que precisam de cuidados e conforto”, afirmou.

pronunciamento do reitor Augusto Rezende fechou os discursos. O gestor declarou que a cada Colação de Grau, por meio das reações dos familiares e amigos, é possível ter ainda mais certeza de que a gestão da Unitins está no caminho certo, promovendo transformação social e possibilitando a ascensão de seus alunos e egressos.

“Sabemos que muitos de vocês são o primeiro membro da família que terá um diploma de ensino superior. E isso é a comprovação de que o slogan que nos guia ‘Educação que Transforma’ é real. Graças ao apoio incondicional do Governo do Estado, na pessoa do governador Wanderlei Barbosa, a Unitins tem chegado a mais lugares e mais família estão sendo transformadas”, assinalou Rezende.

A Cerimônia de Outorga de Grau foi encerrada pelo reitor Augusto Rezende.

história anterior

Educação inclusiva: Escolas municipais de Augustinópolis incluem Libras na grade curricular

próxima história

ESPERANTINA: Com apoio de Wiston Gomes e Jair Farias, Francimar Sousa ingressa no UB nesta sexta-feira, 08

Mais recente de Featured Posts