Os enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) participaram na sexta-feira, 15, de uma capacitação sobre reanimação neonatal. O treinamento foi organizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) que trabalhou a atualização dos conhecimentos de forma que toda a equipe de enfermagem esteja bem qualificada para prestar atendimento de excelência ao recém-nascido e sua família.
O treinamento foi ministrado pela médica pediatra Soélia Batista, especialista na área e durante a atividade destacou que “é muito grande a responsabilidade exercida pelo profissional de saúde durante o cuidado com o paciente, principalmente nos casos de reanimação, em que sem o trabalho correto, possíveis complicações podem ser realizadas. Por isso, trabalhamos de forma prática e com orientações seguras para essa equipe profissional”.
Para o enfermeiro supervisor do centro cirúrgico do HRAUG, Hugo Cardoso Rodrigues, “esse treinamento em reanimação neonatal é crucial, pois por meio deles, os profissionais têm a as habilidades que são necessárias para o atendimento às situações de emergência durante o parto e durante o nascimento, que exige a reanimação imediata do recém-nascido, o que contribui diretamente para a redução de complicações e até mesmo salvação de vida deste neonato”.
A unidade
O HRAUG é uma Unidade Hospitalar de Porte II que atende a região do Bico do Papagaio com 17 especialidades e serviços de raio-x, ultrassonografia, laboratório e endoscopia. Na área neonatal, o HRAUG realiza uma média de 1.200 partos por ano.