Seis acadêmicas do 9º período de Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Augustinópolis promoveram nesta quarta-feira, 15, uma ação educativa para conscientização e combate ao câncer do colo do útero na comunidade rural Vila Falcão, em Araguatins.
O tema abordado está relacionado à campanha nacional Março Lilás, que faz alusão do Dia Internacional da Mulher, e é voltada para ações de educação em saúde. A atividade foi realizada na sala de espera da Unidade Básica de Saúde Luiz Roberto Agapito.
De acordo com as promotoras da ação, o objetivo do evento foi levar informações sobre as principais causas do câncer do colo uterino e alcançar, por meio da busca ativa, o maior número de mulheres da comunidade local para a realização do exame preventivo.
Na oportunidade, as acadêmicas também ressaltaram orientações para ajudar as mulheres presentes a compreender os cuidados de prevenção contra esse tipo de câncer, além de abordar a importância da realização do preventivo e alertar para os principais sinais e sintomas, destacando a prevenção como a melhor forma de combate.
O grupo demonstrou, ainda, os materiais utilizados na realização do exame preventivo, bem como fez uma simulação de como é feito o procedimento de coleta. As mulheres também puderam tirar dúvidas e, posteriormente, foram encaminhadas para a realização do exame na UBS.
Para a professora orientadora da ação, Sônia Neri, do colegiado de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis, “realizar ações voltadas à saúde da mulher e apoiar campanhas de prevenção e incentivo à saúde, como Março Lilás em alusão ao combate do câncer de colo de útero, deve ser um alvo a ser alcançado pelos profissionais de saúde, tendo em vista que é de suma importância a adesão das mulheres na realização do exame de Papanicolau, para prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer de colo uterino”, pontuou.(Dicom: Ananda Portilho)