Araguatins, localizado na região do Bico do Papagaio, foi um dos 15 municípios do Tocantins a ser agraciada com o Selo UNICEF 2021/2024, concedendo reconhecimento em razão do compromisso com políticas públicas para a infância e a adolescência. Esta é a primeira vez que Araguatins recebe esta certificação, graças ao trabalho eficaz intersetorial das Secretarias de Desenvolvimento Social e da Habitação, Educação e Saúde, com apoio de parceiros comprometidos em realizar ações que atendem às metas estabelecidas.
Na região do Bico do Papagaio, apenas dois municípios receberam o Selo UNICEF em 2024: Araguatins e São Sebastião. O prefeito Aquiles da Areia destacou a importância de fortalecer políticas voltadas para crianças, adolescentes e jovens, reforçando o compromisso de sua gestão na promoção de ações que contribuam para um futuro mais seguro e saudável para esses grupos.
SOBRE O SELO UNICEF
O Selo UNICEF é uma certificação que confirma avanços concretos e positivos na promoção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios brasileiros. Para serem premiados, os municípios se dedicam nas políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes.
A conquista do Selo UNICEF, reforça o compromisso do município de Araguatins em garantir um ambiente de crescimento seguro e acolhedor para as nossas crianças e adolescentes. Segundo a Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, a certificação foi fruto de um trabalho contínuo e coletivo, envolvendo campanhas de prevenção, protetivas e educativas, melhorias dos serviços de saúde infantil, projetos de incentivo à permanência escolar e atividades que promovam a inclusão social.
O prefeito Aquiles da Areia destacou que este reconhecimento não apenas celebra os esforços já realizados, mas também aumenta a responsabilidade da gestão pública em manter e ampliar essas ações no futuro. “O Selo UNICEF é um marco na história de Araguatins, demonstrando o compromisso da nossa gestão. Vamos continuar trabalhando para que nossas crianças e adolescentes tenham oportunidades de um futuro melhor, com mais saúde, educação e proteção”, afirmou.