A enfermeira Andréa Daniella, coordenadora da Atenção Básica de saúde, representou o município de Augustinópolis durante o Fórum Perinatal realizado em Araguaína. O município foi convidado como experiência exitosa da região do Bico do Papagaio no enfrentamento à mortalidade materna e infantil no estado do Tocantins.
O Fórum Perinatal, reuniu gestores, profissionais de saúde, residentes e instituições de ensino em torno de um objetivo comum: salvar vidas e reduzir óbitos evitáveis.
Para Andrea Daniella, participar foi uma oportunidade marcante:
“Foi uma honra representar o município de Augustinópolis e toda a região do Bico do Papagaio no Fórum Perinatal de Araguaína, levando a experiência do nosso primeiro I Fórum pela Redução da Mortalidade Materna e Infantil: um compromisso com os ODS. Essa iniciativa nasceu da necessidade de fortalecer a vigilância em saúde, integrar os profissionais e investir na educação permanente como estratégias para qualificar o cuidado às gestantes, puérperas e recém-nascidos. Mais do que um evento, o fórum se consolidou como um espaço de construção coletiva, reunindo gestores, profissionais, residentes e instituições de ensino em torno de um propósito comum: salvar vidas e reduzir óbitos evitáveis. Apresentar essa experiência demonstra que, mesmo em regiões do interior, é possível desenvolver ações inovadoras quando há compromisso, planejamento e trabalho em rede.” destacou.
