A egressa Cianny Ximenes do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Augustinópolis foi aprovada no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Ciências Ambientais na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), em Imperatriz/MA.
Natural de Augustinópolis, Cianny acumulou resultados positivos a partir de pesquisas científicas e projetos de extensão desenvolvidos durante a sua graduação. A pontuação no Currículo Lattes gerada pela extensa atuação da pesquisadora na Universidade, garantiu pontuação máxima na etapa de análise curricular.

“Eu só consegui produzir e publicar livros, artigos, ir a congressos, apresentar trabalhos e desenvolver projetos de extensão pelo incentivo da Universidade, seja com suas bolsas de iniciação ou mesmo ajuda de custo para a logística das viagens, tenho um currículo rico porque a Unitins me oportunizou isso”, compartilhou Cianny.
Filha do seu Cícero e da dona Fátima, trabalhador rural e lavadeira, que vieram do Piauí para o Tocantins há quase 30 anos em busca de novas oportunidades, Cianny decidiu seguir carreira acadêmica. Ainda na Universidade, foi presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem e Presidente do Diretório Central dos Estudantes da Unitins (DCE – Unitins).
A egressa vai estudar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Bico do Papagaio, pesquisa iniciada quando foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), durante a graduação.
Ela explica que ficou “muito tocada com a realidade rural, locais que são zonas de conflitos agrários e a saúde é deixada de lado, sem políticas públicas efetivas para auxiliar essa população”, afirmou a pesquisadora de 24 anos.
A coordenadora do curso de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis, Késia Chaves, comemorou a aprovação e destacou a atuação em pesquisa desenvolvida por Cianny dentro da Universidade.
“Sempre foi uma aluna que esteve envolvida com pesquisas, projetos, que buscava meios e recursos para levar os resultados científicos para congressos relevantes da área da saúde. Sem dúvidas, é uma alegria ver que a semente plantada pela Universidade gerou frutos”, comentou a coordenadora.
As aulas da egressa começam neste mês de setembro. Cianny já foi aprovada no processo seletivo de bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

