Por Ananda Portilho
Não foram só os calouros que chegaram ao semestre 2025/1 cheios de expectativas e projetos. Os veteranos de Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Augustinópolis também estão prometendo um ano letivo produtivo para 2025. As aulas foram retomadas na última segunda-feira, 3.
O acadêmico do 7º período de Ciências Contábeis Jefferson Mateus Câmara contou que está ansioso para se aprofundar nas práticas contábeis e revelou o planejamento para o TCC. “O sétimo período é muito importante, porque ao finalizarmos o semestre, estaremos a um passo da conclusão do curso. Agora é o momento de nos aprofundarmos na teoria que vimos no período passado e avançar na prática contábil. São muitas possibilidades, muitos conhecimentos que, mais tarde, vão virar o meu TCC”, compartilhou.
Acadêmico Jefferson durante aula inicial do Estágio Supervisionado II de Ciências Contábeis
Para a acadêmica do 5º período de Direito Emanuela Alcântara, “parece que foi ontem que comecei [o curso] e agora já consigo enxergar com mais clareza as áreas do Direito que me interessam e onde posso realmente fazer diferença. Estou cheia de ânimo para esse semestre, porque também estou chegando à metade do meu curso”, comentou a acadêmica que desenvolve projetos pelo Pibic e pelo Pibiex, além de ser presidenta do CA de Direito/Câmpus Augustinópolis.
Incentivo
Sabendo que o início do ano letivo é sempre marcado por muitas expectativas, a equipe multidisciplinar do Núcleo de Atendimento Psicossocial e Educacional (Nape) do Câmpus Augustinópolis está promovendo uma ação de incentivo para que a comunidade acadêmica trace metas e objetivos para este ano. No mural disponibilizado na área comum da Universidade, acadêmicos, professores e técnicos administrativos podem escrever o que desejam para 2025.
A acadêmica Anna Luísa Soares Pereira aproveitou a oportunidade para escrever parte dos desejos acadêmicos para este ano. “Não reprovar ou ficar de PF [prova final] foram coisas que escrevi”, conta sorrindo. “Mas quero continuar participando do Pibic, desenvolvendo pesquisas, publicando artigos e representando a Universidade nos jogos esportivos”, projeta a atleta.
Mural das expectativas organizado pelo Nape do Câmpus Augustinópolis
E destaca que “a ação é muito boa, porque consigo ver quais são as expectativas dos meus colegas também e percebo que não sou só eu que estou nervosa. É também um método muito bom porque a gente escreve o que está esperando do semestre e todos os dias, quando passo na frente do painel, eu vejo meu objetivo de novo”, concluiu.
Quem também chegou ao semestre 2025/1 cheio de boas expectativas é o acadêmico de Medicina, do 7º período, Tony Souza Queiroz. “Estamos chegando na metade do ciclo clínico e também na segunda metade do curso de Medicina. É o momento em que a gente vê que tudo aquilo que vimos na teoria nos outros semestres e continuamos v
endo, se aplica na prática. Espero aprender muito e conseguir justamente observar as manifestações clínicas nos pacientes, desenvolvendo a partir disso um bom raciocínio clínico”, confidenciou.
A psicóloga do Nape/Câmpus Augustinópolis, Ariane Carvalho, explicou que “o Mural das Expectativas é produtivo porque incentiva o compartilhamento dessas expectativas e faz com que a nossa comunidade acadêmica consiga se identificar entre essas metas, sonhos, objetivos, conseguindo perceber durante o ano que suas aflições, seus planos e desejos também estão alinhados com os de outras pessoas. Dessa forma, pretende-se que eles não se sintam desamparados e sozinhos”.
Mural fica no corredor e pode ser utilizado por qualquer membro da comunidade acadêmica