O Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) recebeu, na terça-feira, 22, uma capacitação voltada para o correto manuseio, armazenamento, lavagem e esterilização dos perfuradores pneumáticos utilizados em procedimentos cirúrgicos, especialmente ortopédicos. A ação foi conduzida por Alyce Herculano, representante técnica da empresa Bhios no Tocantins.
A capacitação contemplou profissionais da Central de Material e Esterilização (CME), instrumentadores cirúrgicos, equipe do centro cirúrgico, ortopedia e médicos. O objetivo foi orientar quanto ao uso adequado dos equipamentos, prolongando sua vida útil e garantindo a segurança nos procedimentos.
Segundo o supervisor do CME do HRAUG, Edilon Medrado Silva, “a atividade foi fundamental para esclarecer pontos técnicos que afetam diretamente a rotina da equipe. As instruções sobre armazenamento, manuseio e lavagem dos perfuradores pneumáticos, repassadas pela representante da Bhios foram de grande importância para todos os profissionais envolvidos”.
A representante técnica da Bhios, Alyce Herculano reforçou que, “o treinamento é essencial para garantir o uso correto do equipamento. O entendimento das boas práticas possibilita a preservação dos aparelhos e assegura que eles atendam adequadamente às demandas da unidade hospitalar, evitando falhas e prolongando sua durabilidade”.
Para o diretor administrativo do HRAUG, Marcus Bueno, “a visita da representante da Bhios marca um avanço significativo na resolução de um problema enfrentado pela unidade: a inoperância dos perfuradores, muitas vezes causada por manuseio inadequado. As instruções repassadas foram essenciais para orientar as equipes da central de material e esterilização, do centro cirúrgico, da ortopedia e de profissionais instrumentalistas sobre os cuidados necessários antes e após os procedimentos, incluindo o preparo para a assepsia e o uso correto em autoclaves”.
