A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) viabilizou a apresentação de 23 trabalhos acadêmicos desenvolvidos no Bico do Papagaio por acadêmicos e professores do curso de Medicina/Câmpus Augustinópolis. As pesquisas e os projetos foram apresentados durante o 17º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, de 20 a 23 de setembro, em Fortaleza (CE).
Ao todo, 15 acadêmicos de Medicina/Câmpus Augustinópolis participaram do encontro nacional com deslocamento e ajuda de custo custeados pela Unitins. Entre os trabalhos apresentados estavam perfis epidemiológicos da população tocantinense, projetos terapêuticos aplicados à Atenção Primária à Saúde, projetos voltados para idosos de Augustinópolis, horta comunitária, projetos voltados para Agentes Comunitários de Saúde, cartilhas, entre outros.
“Foi magnífico. O evento reuniu estudantes de Medicina de todo o país, assim como profissionais já formados. A participação nesse congresso foi uma oportunidade gigantesca e única para enriquecermos os nossos conhecimentos como futuros profissionais de Medicina, além dos nossos conhecimentos pessoais, pois pudemos trocar experiências com pessoas de todo o País”, comentou a acadêmica Gizelly Martins.
E completou: “Não podemos deixar de agradecer à Unitins. Se não fosse pela ajuda da Universidade, muitos acadêmicos não conseguiriam ter participado dessa experiência tão rica. Estamos todos muito animados. Com certeza esse tipo de atitude incentiva as nossas produções científicas e ajuda a elevar o nome da Instituição”.
Para a coordenadora do curso de Medicina/Câmpus Augustinópolis, a médica Hellen Dayanne Pinheiro, “a participação dos nossos alunos em congressos e outros eventos médicos é de extrema importância para a formação do futuro profissional, pois possibilita a integração de conhecimentos adquiridos nas disciplinas já cursadas, com as percepções atualizadas obtidas nessas atividades, além de desenvolver networking”, pontuou.