A professora de Educação Física da Escola Estadual de Tempo Integral CEM Orquelina Torres de Guaraí, Ana Raquel da Silva, foi classificada para participar do programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Educação Básica, no Canadá, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foram selecionados 96 professores de redes públicas de educação que embarcaram no dia 24 de maio, rumo a duas faculdades: Niagara College e Fanshawe College, ambas situadas na província de Ontário, em Toronto.
Os professores passarão oito semanas, até 22 de julho, no país norte-americano, onde farão um curso de capacitação para o trabalho em sala de aula. Todos são bolsistas da Capes, selecionados no Edital nº 31/2019, do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá.
A seleção ocorreu durante a pandemia de covid-19, de janeiro a setembro de 2020. Como naquele ano não houve mobilidade acadêmica, a espera foi de quase três anos. “Devido à pandemia, a cada ano foi adiando, só agora, em 2023, foi realizada essa formação. A participação no programa será uma experiência de imersão cultural, praticar a língua inglesa e adquirir conhecimentos pedagógicos para replicar nas escolas do Tocantins”, explica Ana Raquel da Silva.
Segundo a professora, seu projeto tem como problema: Como melhorar o nível de desempenho, concentração e motivação dos estudantes na longa jornada diária da escola de tempo integral? Ela explica que trabalha, desde 2017, no modelo de escola Jovem em Ação e observou que família e estudantes resistem a esse formato de escola, ressaltando algumas desvantagens, como: rotinas constantes; falta de estrutura para acomodar os estudantes no intervalo do almoço; impedir que os jovens possam trabalhar; outra situação é a família potencializar a responsabilidade da escola na educação dos filhos, por passar um longo tempo na unidade de ensino.
Ana Raquel da Silva alerta ainda que os professores também sofrem pela sobrecarga de trabalho e pela responsabilidade de guiar os jovens no projeto de vida. “A docência existe disposição física e mental, por diversos fatores que atingem a profissão, como: baixa remuneração, jornada de trabalho em mais de uma escola, condições precárias de trabalho, comportamento disciplinar dos alunos, afetando a saúde, como estresse, falta de disposição e dores”.
Sobre o Programa
O Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá é fruto de parceria entre a Capes e o Colleges and Institutes Canada (CICan). Serão oito semanas no país norte-americano, com aulas de inglês básico e módulos temáticos que abordam a aprendizagem centrada no aluno e na gestão da sala.
Cada participante deve desenvolver um projeto de intervenção pedagógica a partir da sua própria experiência profissional, a ser desenvolvido na escola. O objetivo do Programa é compartilhar conhecimentos em um país com sistema educacional de referência para aprimorar a rede pública de ensino do Brasil.
(Com informações da Redação CGCOM/CAPES)