Projeto apoiado pelo Governo do Tocantins destacará o poder da tatuagem na recuperação da autoestima de mulheres

Um dos aprovados no edital Audiovisual Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Estado, via Secretaria da Cultura, com recursos da Lei Paulo Gustavo, o documentário “INK PMW” busca destacar a importância da tatuagem como uma forma de expressão que vai além da estética. Por meio de histórias de superação, a produção audiovisual mostrará essa arte como um instrumento que pode transformar a autoestima e contribuir para o processo de cura interior. A iniciativa foi contemplada na categoria de Produções Audiovisuais – Módulo V e recebeu um aporte de R$ 50.000,00.

O documentário é dividido em quatro episódios e apresentará as histórias de mulheres que enfrentaram situações difíceis e que agora buscam, por meio da tatuagem, ressignificar suas cicatrizes. Durante o processo, os tatuadores envolvidos dialogam com as participantes, que revelam as histórias por trás das marcas em suas peles e suas jornadas de superação pessoal.

De acordo com o proponente da ação, Bruno Felipe, o primeiro episódio já está disponível gratuitamente no YouTube e as gravações acontecerão até novembro deste ano. Como forma de contrapartida, os vídeos também serão exibidos em duas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e duas escolas públicas de Palmas. Ainda segundo o idealizador, é esperado que a produção sirva de inspiração para pessoas que passam por situações semelhantes às das participantes dos episódios e que mostre o poder da tatuagem na recuperação da autoestima, além de ser expoente na função de inspirar novos artistas do setor.

“Queremos transformar a maneira como as pessoas enxergam seus traumas, abordando o tema da saúde mental, que é um tema de relevância social e comum a todos, por meio das narrativas. A proposta destaca a importância da tatuagem na vida das pessoas, buscando afastá-la do estigma de ser uma forma de arte marginalizada ou supérflua. Por fim, a produção busca evidenciar artistas locais e inspirar novos tatuadores”, disse.

Ficha técnica

Proponente e diretor de fotografia: Bruno Felipe
Diretora: Lilian Julian Guimarães
Operadora de câmera: Stefânia Royo
Assistente de direção: Thiago Henrique
Assistente de produção: Rafael Victor
Artistas convidados: Erick Cisco e Isadora Cavalcante
Apoio técnico: Omni Filmes e Cisco Tattoo Ink
Tradutora e intérprete de Libras: Ana Paula Perez

Conheça o proponente

Bruno Felipe é fotógrafo, editor e diretor de fotografia há nove anos, e dedica os últimos dois anos exclusivamente à arte e cultura. Participou da produção de dois documentários e diversos projetos audiovisuais realizados pela Fundação Cultural de Palmas, como técnico em fotografia.

história anterior

Equipes da Atenção Básica Realizam Parto Natural em Residência de Paciente em Axixá do Tocantins

próxima história

Estudantes do Tocantins conquistam ouro na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Mais recente de Featured Posts