Desmistificar o envelhecimento e promover ações de autocuidado para um grupo de idosos de Augustinópolis, no Bico do Papagaio, são objetivos do projeto de extensão “Oficinas educativas e de autocuidado para idosos do Município de Augustinópolis/TO”. A iniciativa é da acadêmica de Medicina, Victoria Laís Carmo, do 4º período, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).
“Me interesso pelos idosos porque é uma população vulnerável. Queria conhecer a extensão de forma leve, com um tema que permeia o social, que é o que eu mais gosto. Além disso, a população de idosos é vista, muitas vezes, como inválida ou dependente, e eu quero desmistificar a terceira idade como sendo essa época de fragilidades. As mudanças fisiológicas do envelhecimento são múltiplas, mas queria mostrar que dá para passar por esse processo de forma saudável”, explicou a pesquisadora.
O projeto é vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (Pibiex) e desenvolvido pelo Câmpus Augustinópolis, unidade onde está localizado o curso de Medicina. A ação mais recente ocorreu na última sexta-feira, 31, com a promoção de uma oficina sobre higienização oral em parceria com outro projeto de extensão desenvolvido no curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família, também da Unitins.
A oficina ocorreu na Unidade de Saúde da Família, do bairro São Pedro, e conduzida pela aluna de pós-graduação e odontóloga Luciana Andréa Paixão, que conversou com os idosos sobre os cuidados com a higiene oral, com os dentes permanentes e com as próteses dentárias. Os assistidos também passaram por uma avaliação e receberam feedbacks sobre sua saúde bucal. Eles receberam, ainda, um kit com escova de dentes, fio dental e creme dental para continuarem realizando a higiene bucal de forma correta.